Check-up no homem
PSA e toque de próstata
Próstata é uma glândula que se localiza abaixo da bexiga, sendo responsável pela produção de parte do sêmen (líquido que conduz os espermatozóides). Quando o homem envelhece esta glândula tende a ficar mais rígida e aumentar de volume. Com isso o homem, por volta dos 50 anos, pode apresentar problemas urinários (a próstata aumenta de volume e começa a pressionar a uretra), com risco de desenvolver um câncer devido ao funcionamento celular anormal. Este processo deve ser monitorado a partir dos 50 anos, com exames de toque retal e de PSA (prova do antígeno prostático) total e livre.
Com o aumento da idade há um aumento na quantidade de PSA no sangue.
O teste de PSA, que consiste na retirada de uma amostra de sangue em laboratório, medirá essa quantidade e, se estiver muito elevada, ajudará seu médico a determinar as causas desse aumento.
Homem com menos de 40 anos devem fazer exame de PSA se apresentarem algum sintoma ou por recomendação médica.
Homem a partir dos 40 anos, que tenha história de câncer de próstata na família, deve realizar o teste de PSA anualmente.
Homem a partir dos 50 anos deve realizar o exame de PSA anualmente.
Lembre-se:
O câncer de próstata não é fatal se for detectado no início. O exame de toque retal e o teste de PSA são a melhor maneira de diagnosticar o câncer de próstata.
Testes para DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)
São doenças transmitidas na relação sexual. Se você mantém ou manteve relações sexuais, deve fazer uso de testes que detectem se é portador do vírus HIV (causador da AIDS) e de outras doenças sexualmente transmissíveis comuns como: clamídia, herpes, gonorréia, sífilis e hepatite B. São testes laboratoriais simples e que poderão ser úteis na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
Exames cardíacos
Teste de pressão arterial
Este teste é rápido, fácil e serve para diagnosticar hipertensão. Sua pressão arterial deve ser verificada, impreterivelmente, toda vez que for ao médico. Você não é hipertenso se sua pressão arterial estiver abaixo de 140/90.
Teste de colesterol e triglicérides
Taxas elevadas de colesterol e triglicérides são inimigas de seu coração e podem conduzi-lo a um derrame cerebral ou a um ataque cardíaco.
Portanto, além de manter-se em forma com exercícios físicos e uma dieta baixa em gorduras e carboidratos refinados (álcool, doces, massas, pão branco), você deve monitorar seu coração fazendo os testes sangüíneos.
Estes testes podem ser indicadores de algum problema nas artérias coronárias. A partir dos 20 anos você deve fazer o primeiro teste de colesterol e triglicérides e repeti-lo a cada 5 anos.
Entre 40-60 anos procure fazê-los com mais freqüência e redobre os cuidados com seu coração, pois os níveis de colesterol e triglicérides aumenta, abruptamente nessa faixa etária.
Colesterol
Níveis perigosos de LDL ("mau colesterol"): acima de 160.
Limite: 130-160.
Meta para pessoas em alto risco: abaixo de 95.
Triglicérides
Níveis perigosos: acima de 200.
Níveis desejáveis: abaixo de 200
Meta para pessoas em alto risco: abaixo de 70
Lembre-se:
As taxas elevadas de colesterol e triglicérides não apresentam sintomas. Portanto, sem o exame de sangue você não saberá como está sua taxa de gordura.
Testes promissores
Além dos testes de colesterol e triglicérides, você pode recorrer a outros três testes, chamados de "promissores", que traçarão um panorama exato das condições gerais de seu coração:
Teste de homocisteína
A quantidade deste aminoácido modificado em seu sangue eleva-se após a ingestão de ume refeição rica em proteínas.
Altas concentrações dessa substância podem gerar problemas para as artérias.
Níveis perigosos: acima de 14.
Limite: 10-14.
Meta para pessoas em alto risco: abaixo de 10.
Teste de lipoproteína
Essa forma particular de "mau colesterol" parece impedir que coágulos se dissolvam, além disso, estimulam o sobrecrescimento de células da musculatura lisa dentro das paredes das artérias.
Níveis perigosos: acima de 25.
Limite: 15-25.
Meta para pessoas em alto risco: abaixo de 15.
Teste de padrão LDL
Quanto mais compacto, mais eficaz é o LDL ("mau colesterol") na acumulação de gordura em suas artérias. Se o teste mostrar que você tem um padrão B, exercícios e dietas pobres em carboidratos refinados e gorduras saturadas podem ser suficientes para transformá-los em padrão A.
Perigoso: padrão B (pequenas porções de LDL denso).
Limite: uma mistura de tamanhos.
Meta para pessoas em alto risco: padrão A (em sua maioria, grandes partículas de LDL).
Rastreamento de doença cardíaca
São testes complementares aos já citados anteriormente, realizados a pedido de seu médico cardiologista.
Eletrocardiograma: Mede a atividade elétrica do coração.
Esteira ou teste de stress: Registra as batidas do coração durante o exercício.
Rastreamento nuclear: Mostra possíveis áreas danificadas do coração.
Angiocoronariografia: Examina as artérias coronárias.
Exame de diabetes
Se você tiver história de diabetes na família, colesterol ou pressão arterial altos e estiver acima do peso, procure um médico e solicite um exame de glicemia. O diabetes é uma doença que pode se apresentar sem sintomas, mas é capaz de causar muitos danos por causa da má circulação sangüínea. Em sua fase crônica pode provocar complicações como: cegueira, alterações renais e neurológicas.
Um simples exame de sangue pode detectar se você é ou não diabético. Também um exame de urina, pois a quantidade excessiva de açúcar no sangue é eliminada pelo rim, através dela. Em condições normais, é bom realizar esse exame dos 30 aos 50 anos, pelo menos a cada 3 anos.