(84) 3221-5349(84) 3211-6272 (84) 98895-5349

O que é HIV e o que é AIDS?

HIV é um vírus que danifica as células do sistema imunológico (defesa), responsável pelo combate de infecções e doenças, deiando nosso corpo sem imunidade, isto é, indefeso. O HIV pode viver no corpo de uma pessoa infectada durante meses ou anos antes do aparecimento de quaisquer sinais da doença. Chamamos essa pessoas de portadoras do vírus HIV ou soropositivas.

AIDS (Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida) é a doença provocada pelo HIV. As pessoas com AIDS apresentam certas infecções e cânceres que as tornam muito doentes e podem por fim, matá-las.

COMO SE ADQUIRE O HIV?

Quando se entra em contato com o sangue, ou sêmen, ou corrimentos vaginais de outra pessoa infectada por HIV.
Se for sexualmente ativo, seja homem ou mulher (inclusive adolescentes), pode se infectar durante o ato sexual anal, vaginal ou oral,sem uso de preservativo.

Por que isso, a pessoa infectada pode transmitir o vírus para outras pessoas por não saber ser portador do HIV e praticar sexo inseguro (sem preservativo).

Pode-se infectar pelo compartilhamento de agulhas utensílios para uso de drogas ou algodões embebidos de sangue infectado. Isso pode acontecer mesmo quando a pessoa com a qual se compartilhe tais instrumentos pareça ser limpa e sadia.
Mulheres infectadas por HIV podem contaminar seus fetos durante a gravidez e o parto.

Pessoa que recebem produtos sangüineos, não testados para HIV, por meio de trasfusão, também podem estar contaminadas (especialmente antes de março de 1985, quando esse teste não era obrigatório).

Não há comprovação cientifica de que o HIV possa ser transmitido pela saliva, fezes, urina ou lágrima de pessoas infectadas.

EU POSSO TER AIDS?

SIM. Infelizmente muitas pessoas acham que essa doença não pode acontecer com elas. Pode, e acontece com todos os tipos de pessoas. Examinando sua vida sexual atual e passada, consumo de drogas e história de transfusões você pode Ter uma noção do seu risco ao HIV.

COMO POSSO SABER COM CERTEZA SE ESTOU INFECTADO?

A única forma de saber se você tem o vírus da AIDS é fazendo o "Teste de Anticorpo HIV" ou teste de AIDS (ELISA). Se o resultado for positivo após as duas técnicas diferentes, ele deve ser confirmado com o Western-blot, um exame mais específico.

RESULTADOS DO TESTE

Se o seu teste for "positivo", significa que você tem a infecção por HIV e deve ser encaminhado(a) para cuidados médicos adicionais. Outros testes poderão dizer como está o seu sistema imunológico e se é indicada a aplicação de terapia com medicação. Algumas pessoas permanecem sadias por longo tempo com a infecção por HIV, enquanto outras desenvolvem doenças sérias e AIDS rapidamente.

Se seu teste for "negativo e você não teve qualquer risco possível de HIV durante pelo menos seis meses antes de fazer o teste, significa que você não está infectado pelo vírus HIV, devendo continuar se prevenindo

EU DEVO FAZER O TESTE?

SIM. Atualmente, o HIV tem sido submetido a muitas pesquisas. Avanços recentes no cuidado e tratamento médicos aumentaram a probabilidade de se detectar a presença de infecção por HIV, mesmo antes que os sintomas da doença apareçam. Se estiver planejando uma gravidez, você e seu parceiro podem desejar saber se qualquer um de vocês está infectado, antes da concepção. O tratamento, antes e durante a gravidez, pode ajudar mulheres infectadas a protegerem seus bebês contra a infecção.

PREVENÇÃO

Sexo seguro ainda é a melhor maneira de prevenção. Isso inclui o uso correto e constante do preservativo de látex (camisinha), desde o início até o fim, sempre que fizer sexo anal, vaginal ou oral.

Importante: se você usa lubrificantes, utilize um à base de água, pois os que contêm óleo (como a vaselina) podem fazer com que os preservativos de látex se rompam.

Se você usa espumas ou geléias espermicidas como método de controle de natalidade, use-as em conjunto com os preservativos e não como substituto. Elas não previnem a AIDS.

Evite misturar álcool ou drogas com atividades sexuais. Elas podem obstruir o seu julgamento ao ponto de ser envolver em práticas sexuais inseguras.

A presença de doenças sexualmente transmissíveis aumenta o risco de contágio pelo vírus HIV, na medida em que resultam em rupturas da pele ou do ânus, vagina e pênis, permitindo que o vírus entre na corrente sangüínea mais facilmente. Procure um médico para tratamento se você achar que tem alguma DST.
Se você usar drogas, procure ajuda. Nunca compartilhe agulhas.

Certifique-se que o sangue que está recebendo foi testado para HIV. Não há risco de tornar-se infectado em caso de doação de sangue, desde que as agulhas nos locais de coleta sejam descartáveis, resto é, nunca usadas mais que uma única vez.